/> Πρωτεύς: Αυάγκη

9 de janeiro de 2012

Αυάγκη


Régnier. Allegory of vanity - Pandora. 1626
I

Não há livro eterno,
Eternamente escrito
Por uma mão eterna:

Não há romance do mundo
Que a mão da fatalidade
Conceba ou que sussurre
A voz do inevitável.

Mas, fora fatalidade a chuva?
O Dilúvio e a tempestade?
E eu mesmo – e o medo arredio?
O temor de nenhuma esperança?

Não fora fatalidade o desencontro
E o encontro furtivo do desencanto?

II

E o anjo veio perturbar-me o sono.
Armado de fogo imortal e cinzas
Sob os pés. Veio acender meus olhos;
Meus olhos desde muito quase apagados.

Deixou a árvore da vida no jardim do Éden;
Deixou a eternidade monótona da luz.
Veio estender-me o desvario e a fome,
- A fome que é de todo homem que vive –
Sorrindo, desaparecer noite adentro.

Será o anjo terrível da morte?
Amanhã já não serei mais o mesmo.

Pois esperei que a vida deitasse em meu colo.
E esperei, esperei... esperei.
Até o dia claro e o desespero.

Nenhum comentário :