/> Πρωτεύς: CENSURA

30 de julho de 2011

CENSURA

Fiquei sabendo apenas hoje que um filme sérvio chamado A Serbian Film - Terror Sem Limites foi censurado no Rio de Janeiro pela Justiça.

Segundo o site Cineclick, a censura se deve a um má interpretação do conteúdo da película já que:

"Miklos, o protagonista, entra numa espiral de loucura ao se perceber vítima de uma manipulação sádica que desafia os limites da humanidade. É este o cerne do longa: questionar, dentro do gênero terror, qual é o limite da depravação, especialmente numa Sérvia que presenciou atrocidades – reais, não cinematográficas – nas últimas décadas"

Não assisti o filme e, sinceramente, não pretendo fazê-lo. Qualquer que seja o conteúdo da produção, contudo, é minha posição de que as artes não podem ser censuradas. Que critérios presidiram à censura ou, como os jurístas progressistas gostam de chamar "tutela" do Estado sobre a apreciação artística de pessoas adultas? É uma pergunta retórica, entenda-se. Não há nada que justifique a censura, pois desde que se admita qualquer critério, haveremos de admitir outros.

Fica o alerta para a comunidade de artistas e intelectuais brasileiros: a censura está de volta! Desta vez, sob a eufemística tutela da "dignidade".

Nenhum comentário :