/> Πρωτεύς: Em Colono

24 de setembro de 2010

Em Colono

                                       Omnis dies, omnis hora quam nihil sumus, ostendit (Sêneca)


Onde estareis companheiros,
Agora que me chegam, mortos, mil versos
Épicos e odes da fortuna dos Tirésias?
Éramos juntos animais tolos e ridentes,
Cantávamos as maças e o cálice de Vênus,
Corríamos até fugir ao Febo. E, jovens,
Éramos árcades, talvez, ou lusitanos,
Filhos de musas, ninfas e sátiros,
Semideuses perdidos no lugar dos homens.
Onde estareis vós, companheiros, amigos todos?
Agora que me fizeram um homem são e velho
A colher o silêncio de um corpo e o riso d’outro?
Eis-me aqui tão longe da montanha mágica
Que o canto endurece em prosa e da palavra
A nítida fisionomia já me escapa.
Eis-me aqui cego, circundado de enigmas;
Um bode velho, surrado nos bagos, e expulso
Da terra natal em que não cheguei.
Eis-me aqui um Édipo a perseguir espelhos.

Nenhum comentário :